CASES - Indústria Mecânica

Uma das mais interessantes características do UHMW é o fato de seu peso específico ser inferior a 1 g/cm3. Essa leveza lhe confere uma vantagem a mais quando da substituição de peças fabricadas em aço. Agregada a outra importante característica que é a alta resistência a impactos (é praticamente inquebrável), possibilita a utilização do UHMW em aplicações que seriam inviáveis a qualquer outro plástico de engenharia.

O Problema

Foi sabendo dessas características que a equipe de engenharia da maior fabricante brasileira de rodas de automóveis e caminhões solicitou à Cormatec que substituísse dezenas de modelos de calços guia, originalmente de aço, de sua linha de produção, por peças em UHMW. Tais peças são utilizadas como batentes e sofrem fortes impactos das rodas durante a produção. Elas tinham que ser substituídas manualmente a cada modelo de roda que entrava na linha para fabricação. Pelas mesmas serem de aço, eram extremamente pesadas, exigindo um grande esforço físico dos colaboradores, além do grande tempo despendido a cada troca. Outro problema que os calços em aço causavam era riscar internamente as rodas durante o processo de fabricação, desvalorizando o acabamento final das mesmas.

A Solução

Depois de um levantamento minucioso de detalhes e a adequação das peças para serem fabricadas em UHMW, o resultado final superou as expectativas do cliente. Além de diminuir o peso dos calços, facilitar as trocas e eliminar os riscos internos nas rodas, a equipe de manutenção constatou que o desgaste dos calços em UHMW era menor do que os dos feitos em aço, o que aumentou a vida útil destas peças.
Todos esses fatores, somados ao fato do custo dos calços em UHMW ser aproximadamente 45% menor que os de aço, trouxe ao cliente economia e agilidade na produção acima do esperado.
Clique aqui e solicite o seu orçamento
Cormatec - UHMW - Plásticos de Engenharia - Rua Birigui, 320 (Antigos 340-20) - Jd. Cumbica - GRU - SP
Desenvolvido por Olivi Publicidade