Peças usinadas em nylon: quais são suas aplicações? 

Tempo de leitura: 4 minutos

Peças usinadas em nylon são muito procuradas por diversos segmentos fabris, principalmente por sua resistência mecânica. Podendo ser utilizadas em diversos equipamentos, ferramentas e máquinas industriais, esses produtos ainda conquistam muito espaço no mercado por conta de seu excelente custo-benefício.

Afinal, quais as aplicações das peças usinadas em nylon? 

Peças usinadas em nylon podem ser utilizadas em diversos segmentos, mas devem seguir as exigências e recomendações estipuladas por fabricantes. E isso não se refere apenas aos equipamentos, às ferramentas e às máquinas industriais a que esses itens serão destinados, como também do material em que esses objetos serão confeccionados.

Nesse sentido, existem dois padrões mais comuns, o nylon 6.0 e o nylon 6.6. Ambos podem ser utilizados em diversos meios paralelamente, mas, em alguns casos, cada um dos tipos deve ser destinado a uma atividade. 

  • Nylon 6.0

– O nylon 6.0 pode ser destinado a: 

– Buchas, porcas e parafusos;

– Chavetas e sapatas de laminação de aço;

– Estrelas de alimentação;

– Rodas de carros paleteiros;

– Roldanas de impacto e cames;

– Roletes e calços.

  • Nylon 6.6

O nylon 6.6 pode ser destinado a:

– Cremalheiras;

– Mancais de atrito;

– Peças de plugues;

– Polias;

– Rodas dentadas; 

– Rolos de cabo;

Em comum, tanto o nylon 6.0 quanto o nylon 6.6 podem ser utilizados na confecção de engrenagens, por exemplo, um dos produtos mais importantes para diversos segmentos industriais. 

Quais as vantagens em se investir em uma peça usinada em nylon? 

Existem diversos pontos positivos em se destinar aplicações à aquisição de peças usinadas em nylon, mas esses pontos podem variar de acordo com a implementação desses produtos. Por isso, nesse setor, algumas dessas vantagens são apresentadas conforme o material em que são confeccionadas, como: 

  • Nylon 6.0

O nylon 6.0 possui vantagens como: 

– Alto ponto de fusão;

– Baixo peso;

– Boa resistência a agentes químicos;

– Facilidade de usinagem;

– Resistente a impactos;

– Não propaga chamas; 

– Tenacidade.

  • Nylon 6.6 

O nylon 6.6 possui vantagens como: 

– Alta resistência mecânica;

– Alta resistência a vibrações; 

– Baixo coeficiente de atrito; 

– Boa resistência a fadiga;

– Maior custo-benefício.

Em contrapartida, esses dois grupos ainda possuem vantagens em comum, como um alto isolamento elétrico e térmico e uma excelente capacidade autolubrificante, fator que faz com que ainda mais setores procurem essas alternativas para compor suas linhas de produção. 

Vale destacar, ainda, que a utilização de lubrificantes pode tanto aprimorar o funcionamento de peças usinadas em nylon quanto aumentar a vida útil desses produtos. Dessa forma, essa ação é altamente recomendada para diversos setores fabris. 

Onde comprar peças usinadas em nylon? 

Após entender a importância e as vantagens oferecidas por peças usinadas em nylon, é extremamente importante tirar esse conhecimento do campo teórico e investir nesse segmento através de companhias especializadas nesse tema, que possam suprir as necessidades de cada um de seus clientes. Nesse sentido, a Cormatec é a melhor alternativa nesse meio. 

Há anos atuando nesse setor, a companhia cresceu e se especializou desenvolvendo produtos voltados para o aprimoramento de linhas de produção, alcançando marcas expressivas no mercado nacional. 

Por isso, se estiver à procura de peças usinadas em nylon, fale com quem sabe! Entre em contato com a Cormatec e solicite um orçamento especial para a sua empresa.